desktop_cabecalho

15 anos: Fazer festa ou ganhar uma viagem?

Ler na área do assinante

Quando vai se aproximando a data de completar 15 anos muitas meninas ficam em dúvida sobre fazer ou não Festa de Debutante ou ganhar uma viagem para o exterior, de preferência para a Disneylândia. O dilema é forte, mas as mais tradicionais, conservadoras e também as mais românticas, acabam optando por realizar uma bela, rica, ornamentada e glamourosa festa, que enfatize esta data tão única, onde a jovem aniversariante é apresentada a sociedade. Afinal de contas, esta data merece, porque marca muito esta idade, para toda vida.

Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.

O baile de debutantes é um rito de passagem ao quais as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.

A partir do seu "début", a jovem moça passava a freqüentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepcão dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

O baile de debutante surgiu nos reinos europeus, sobretudo em locais que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estréia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.

Celebrar o 15ª aniversário com uma grande festa é uma tradição que costuma entrar e sair da moda. Antigamente o evento costumava seguir um padrão mais formal com direito a troca de vestidos e valsa com 15 casais. Hoje, as debutantes continuam em alta, mas geralmente seguem um estilo mais moderno.

A Festa de 15 anos é um sonho para as meninas e o vestido a ser usado durante a  cerimônia encanta o imaginário das jovens desde pequenas. A festa é um momento único em que a debutante é o centro das atenções e ela deve sentir-se linda e segura com o vestido escolhido.

1.    Longo, estilo princesa

O vestido com modelo princesa é um dos mais preferidos e usados pelas debutantes. Ele tem uma saia volumosa, mas tem um corpete e saia é mais baixa.

2.    Curto para recepção

O vestido curto pode ser tradicional, moderno esvoaçante ou no estilo princesa, com corpete e saia volumosa.

3.    2 em 1 (Saia removível)

Os vestidos dois em um é um modelo com saia removível, que a debutante dança a valsa com o modelo longo e depois retira a saia volumosa e fica com o vestido curto para a boate.

4.    Mullet

O modelo mullet é aquele que a saia é curta na frente e longo atrás. Ideal para quem quer investir e apostar em um estilo mais ousado e com detalhes inovadores.

5.    Cauda de sereia

Os vestidos sereia marcam bastante o corpo e dão um toque diferente à produção. As caudas podem ser mais longas ou curtas, dependendo do estilo que a debutante escolher.

6.    Unhas

As unhas das debutantes são bastante delicadas e podem até ter algum detalhe pequeno e não muito chamativo. Elas podem ser minimalistas, com glitter, strass, desenho de flor ou até francesinha.

7.    Sapatos

Os sapatos são essenciais para deixar o look completo e ainda mais bonito! Eles fazem toda a diferença no visual e vocês precisam escolher um modelo confortável para poder não machucar seus pés. Há vários estilos: Eles podem ter flores e laços, ou podem ser de strass ou glitter, dourados ou prateados, com renda ou em tons pastéis.

8.    Jóias ou Bijuterias

As jóias ou bijuterias são os acessórios principais para deixar o look com mais estilo de princesa. Eles podem ser em dourado ou prata, dependendo dos detalhes dos vestidos e dos sapatos, podem ser de strass ou pérolas.

9.    Maquiagem

As makeups das debutantes são delicadas e não muito chamativas. Elas podem ser em tons claros, em degradê da mesma cor, com detalhes em preto (bastante marcados), elas também podem ser com glitter e brilho e os batons são em tons rosados ou no máximo laranja.

10.                     Cabelos

Os penteados de debutantes podem ser soltos, meio presos ou presos. Podem ter cachos ou totalmente lisos, os acessórios e presilhas ajudam muito na hora de prender, além de complementarem o visual. A maioria são meio presos para trás com cachos, também podem ter tranças, topetes ou coques.

11.                     Acessórios de Cabelo

Os acessórios de cabelo são muito importantes para deixar suas madeixas arrumadas e lindíssimas. Elas podem ser tiaras ou simples presilhas de strass ou pérolas para prender ou só  lado e enfeitar o penteado.

12.                     Luvas

Há 4 estilos de luvas mais usados em festas de 15 anos:

1-   De renda sem os dedos só no dedo do meio

2-   A que vai até o cotovelo ou até acima dele na mesma cor do vestido

3-    Totalmente de renda em tons claros

4-   De strass bem delicada.

Elas são as mais usadas e tradicionais pelas debutantes.

13.                     Perfume

A suavidade do perfume Caleche inebriará a debutante e aos seus convidados. E o perfume Chanel nº 5 bastante adocicado servirá para dar aquele toque de suavidade a aniversariante  que será sentido, por onde ela transitar.

14.                     Cases

Pedras, princesas ou Paris? Lindos temas para serem usados nos celulares das debutantes.

Ponto de vista:

Em nossa opinião achamos que está data tão especial deve ser comemorada em grande estilo, a capricho mesmo, pois ver uma filha lindamente produzida recebendo os seus convidados, dançando mais tarde a valsa com o seu pai e depois cantando o Parabéns. Pra Você é uma emoção sem precedentes. Isso nos dá a sensação de que todo o nosso empenho valeu à pena. Sentimos aquela sensação de dever plenamente cumprido.

Devemos ressaltar, no entanto, que os pais não têm o direito de interferir na decisão final das filhas.

Sem dúvida nenhuma, quando a nossa filha escolhe a festa de 15 anos é um grande acontecimento, que envolve não só a debutante, mas também toda a sua família. Este momento mágico será compartilhado e ficará registrado além das fotos e vídeos, nos corações das pessoas, que presenciaram e fizeram parte deste momento marcante e sentimental ao extremo.

Essa transformação de menina que desabrocha e se transforma em mulher é de uma beleza ímpar, quase uma poesia. A debutante vestida de princesa fecha um ciclo de sonho e alquimia, que é vislumbrado pelos seus familiares, amigos e colegas. A homenageada comemora a sua inclusão na sociedade, de forma efetiva, diante de olhares curiosos de aprovação.

Falando em uma linguagem mais direta, dou Graças a Deus de já haver passado por esta experiência maravilhosa realizando em 2014, a Festa de 15 Anos da minha filha mais velha de nome Iana, que está acima nesta belas fotos, ao meu lado e ao lado do seu pai Cosme. Posso afirmar sem exagero que esta foi melhor festa que participei na vida, até agora. Como mãe, antes de tudo, recomendo as mamães, que ajudem as suas filhas e viverem em plenitude no presente, este sonho e deixem a viagem internacional, para ser vivida posteriormente.

No caso da sua filha optar pela viagem não deixe para fazer a pesquisa a respeito de pacote, estadia e avião na última hora, em função da variação do câmbio, que está sempre sofrendo alterações, normalmente para mais. Consulte uma agência de viagens, devidamente credenciada, com pelo menos um ano de antecedência e programe o pagamento desta viagem. Ah! Importantíssimo! Providencie para tirar o passaporte da sua filha de forma bem antecipada. No mais é viajar em companhia de uma galera amiga, se divertir, curtir, tirar muitas fotos, gravar vídeos para postar no Instagram, Facebook, Youtube, sem esquecer também de trazer, alguma lembrancinha para a família e amigos.

Informações complementares sobre este assunto poderão ser obtidas no Blog Anjinha da Moda: http://www.anjinhadamoda.com.br/2014/03/iana-debutante-e-princesa-mega.html

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

            https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Noeli de Carvalho e Silva

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Ler comentários e comentar