"Chatô, o Rei do Brasil" finalmente irá para as telas de cinema

Em produção há 20 anos,

Ler na área do assinante

Em produção há 20 anos, "Chatô, o Rei do Brasil" teve o seu primeiro trailler divulgado. Autor do livro que inspirou o longa-metragem, o escritor Fernando Morais compartilhou o vídeo em seu perfil no Facebook, e fez elogios a Guilherme Fontes, diretor do longa.

"Tenho más notícias para os coleguinhas que urubuzaram o Guilherme Fontes nos últimos anos: o filme "Chatô, o Rei do Brasil" está pronto. Quem viu disse que é o máximo. Para quem não viu, aqui vai, com exclusividade e em primeiríssima mão (com cacófato), o trailer ainda sem finalização", noticiou ele na rede social. A divulgação chegou um dia depois de o Ministério da Justica classificar o filme para maiores de 14 anos.

Entre 1995 e 1999, Guilherme começou a recolher o dinheiro para a produção do longa que fala sobre a vida do magnata das comunicações Assis Chateaubriand, mas o ator foi acusado de desvio de verbas e o filme não foi concluído.

O filme começou a ser produzido ainda nos anos 1990, quando Guilherme conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captalizar R$ 12,5 milhões através da Lei Rouanet. Protagonizado por Marco Ricca, no papel do empresário Assis Chateaubriand (responsável por trazer a TV ao Brasil), e roteiro baseado no livro de Fernando Morais, as filmagens começaram em 1999, mas logo surgiram suspeitas de que Guilherme não prestou contas que envolvem a produção do filme. Isso levou o orgão governamental a interromper o repasse de recursos e a produção foi parada.

Três anos depois, as filmagens recomeçaram, mas o filme continuou engavetado. Foi quando Guilherme virou alvo de processos de sonegação fiscal e de ações para devolução do dinheiro, como o do Tribunal de Contas da União, que o condenou a pagar R$ 80 milhões. 

O ator, porém, constestou a decisão: "É muito triste e incompreensível". "Eu durmo tranquilo porque nunca desviei um real", disse Guilherme.

O filme "Chatô" tem Andrea Beltrão, Paulo Betti, Leandra Leal, Eliane Giardini e Gabriel Braga Nunes no elenco. A data de lançamento ainda não foi definida.

da Redação Ler comentários e comentar